7 sites que todo internacionalista deve conhecer!

Apesar da internet e do Google terem facilitado a vida de todo mundo quando o assunto é pesquisa, o fluxo de informação ainda é grande e, algumas vezes, pode se tornar frustrante por não encontrarmos algo específico que queremos. Buscar, por exemplo, o número exato de exportações de café na Etiópia nos anos 1970 pode não ser tão fácil quando digitado diretamente em sites de busca, correndo o risco de encontrar dados incorretos ou incompletos.

Pensando nisso, o Instituto Global Attitude reuniu sete sites que fornecem dados preciosos a todo estudante e profissional de relações internacionais ou jornalismo em busca de informações sobre desenvolvimento internacional. Confira:

1. Atlas de Complexidade Econômica
Criado em Harvard, este site fornece uma enorme quantidade de informações sobre importações e exportações mundiais, ajudando a entender o processo de diverisificação de exportação e industrialização. E se isso não for suficiente, o Globe of Economic Complexity retrata em  escala real e mapas interativos estes fluxos econômicos.

1

2. Atlas da Agência Internacional de Energia

Para uma pesquisa sobre a produção e consumo da energia em cada país, esse é o site. Nele, é possível ver o total de geração de eletricidade em cada país, o consumo per capita e, ainda, a percentagem de produtos na produção de eletricidade, como combustíveis fósseis, renováveis ou nucleares. Vale lembrar que o site ainda produz um ranking de países para cada quesito. O Brasil, por exemplo, está em 19o na produção de eletricidade por energias renováveis.

2

3. Land Matrix
Com um vasto leque de formas de visualizar dados, o Land Matrix mostra as transações internacionais feitas por terra, listando o nome de investidores em cada país. O site, porém, não possui dados completamente verificados, como ele mesmo assume, pois algumas informações sobre as negociações são privadas ou não são divulgadas por serem consideradas “comercialmente sensíveis”. Apesar disso, vale a pena dar uma olhada para ter uma ideia das transações.

3

4. Enciclopédia de Conflitos da Universidade Uppsala
Uma verdadeira enciclopédia que explica e indica lugares de conflitos no mundo, criada pela Universidade de Uppsala, na Suécia. Neste site, é possível ver quais países estão em algum tipo de conflito desde 1989 (com uma explicação do ocorrido quando um país é selecionado). A universidade afirma, ainda, que uma versão mais atualizada dos conflitos será lançada ainda neste mês.

4

5. “Doing Business” do Banco Mundial
O Doing Business cria um ranking das economias por região, com informações sobre uma ampla gama de indicadores de negócios e dados comparáveis sobre os custos reais de comércio. A atualização da pesquisa é anual, assim, é possível analisar as tendências ao longo do tempo.

5

6. Indicador de Desenvolvimento Mundial do Banco Mundial
Este site lhe fornecerá tudo sobre os mais diversos indicadores, desde o número de celulares a cada mil pessoas até o número de crianças fora da escola. Possui informação de todos os países do mundo, com uma grande disponibilidade de espaço de tempo (pode ir até 1960).

6

7. Index de Desenvolvimento Humano da UNDP
Para aqueles que buscam dados do progresso de um país em desenvolvimento humano, o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas fornece o produto interno bruto (PIB) per capita, relacionando com expectativa de vida e nível de educação, permitindo uma comparação com o resto do mundo. Para quem quer ir mais a fundo, é possível até encontrar a taxa de abandono escolar por contração do vírus HIV.

7

fonte: http://diplomaciacivil.org.br/7-sites-que-todo-internacionalista-deve-conhecer/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas