Como conseguir aumento salarial

Todo indivíduo que gosta da sua profissão almeja ter um crescimento contínuo em sua carreira. Porém, com a grande concorrência no mercado de trabalho torna-se necessário possuir alguns diferenciais para alcançar seus objetivos, pois para conseguir uma promoção ou um aumento salarial depende mais do colaborador do que dos seus superiores.

Para conseguir aumento salarial, o profissional deve sempre estar atento às capacidades e às técnicas que um novo cargo pode exigir porque, muitas vezes, para o salário aumentar, o chefe poderá exigir novas responsabilidades. Outro ponto fundamental para o crescimento profissional é estar atento a que o mercado de trabalho está precisando e exigindo dos funcionários. Novos colaboradores podem passar na frente se estiverem mais qualificados e mais empenhados do que você que trabalha há anos na empresa.

Confira as qualificações importantes para conseguir aumento salarial

  • Graduação em nível superior
  • Pós-graduação
  • Mestrado
  • Doutorado
  • MBA

Contudo, é fundamental ter experiência e uma alta produtividade. Dessa forma, listamos abaixo as dicas para se alcançar um aumento salarial. São elas:

1º- Seja proficiente

Para se destacar é importante ter um diferencial e, muitas vezes, uma graduação não é suficiente para se obter um aumento salarial. Desse modo, é fundamental realizar suas tarefas com excelência. Além disso, faça mais que seu chefe pedir, pois somente as pessoas que mostram desempenhar suas tarefas muito bem e não esperam ordens para realizar tarefas simples que estão ao seu alcance conseguem crescer dentro de uma empresa.

2º- Prepare-se para um novo cargo

Como já foi mencionado acima, o profissional interessado em aumentar seu salário deve estar preparado para adquirir um novo cargo. Uma dica importante é se comportar previamente como se já tivesse um cargo superior. Tenha postura de liderança e se corrija sempre que necessário. Também use roupas apropriadas e busque qualificação para o cargo que possui o salário desejado. Necessariamente não é preciso fazer outra graduação, mas um curso rápido de capacitação ou estudar uma segunda ou terceira língua é importante.

3º- Mantenha-se motivado

Uma característica que todo gerente busca em seus funcionários é a motivação, pois esse é um fator que pode modificar completamente a produtividade dos funcionários. Se, no início, o aumento salarial não for adquirido, procure se manter motivado suficientemente para conseguir uma nova oportunidade de crescimento na empresa.

4º- Invista em boas relações

Dentro de uma empresa é de suma importância relacionar-se bem com os colegas de trabalho e conseguir trabalhar em grupo. Além disso, é viável ter um mentor que o ajude a conhecer melhor as funções que a empresa exerce.

5º- Tenha estratégia

Para alcançar seus objetivos é fundamental que o profissional estabeleça suas metas e tenha estratégias para torná-las realidade. Também tenha estratégias ao produzir suas atividades diárias e perceba que elas podem ser mais importantes do que você pensa, por isso desenvolva-as com o máximo de competência.

6º- Controle seu sucesso

Quando você conseguir atingir o salário desejado e consequentemente novas responsabilidades pode ser que os elogios não cheguem até você a cada serviço bem desenvolvido. Por isso, avalie seu sucesso e suas atividades e tenha consciência do quanto você é produtivo. Não espere reconhecimento alheio porque todos têm muitas tarefas para desempenhar e, assim, falta tempo para elogiar cada funcionário bem sucedido.

7º- Aceite as mudanças

É de extrema importância ser adepto às mudanças e aos desafios que surgem, pois para trabalhar bem com essas modificações profissionais é necessário ser positivo mesmo encontrando dificuldade. A adaptabilidade é uma competência fundamental para o funcionário adquirir um aumento salarial.

Muitas dicas podem ser dadas para conseguir o tão almejado aumento salarial, contudo não existe uma estratégia ou uma receita pronta e eficiente para que todos os profissionais alcancem suas metas.

Veja também, o que pode atrapalhar você na hora de pedir aumento:

1º- Pedir uma promoção muito cedo

É mais normal do que parece. O funcionário acaba de entrar para trabalhar na empresa e procura o escritório do chefe para pedir aumento. Não se deve fazer isso, pois é necessário esperar um tempo para você mostrar todas suas competências e provar que merece receber mais do que o salário inicial.

2º- Você só faz o seu trabalho

Como já descrito, para se destacar é importante realizar serviços extras que mostrem seu esforço e qualificação. Dessa forma, quando você se nega a executar tarefas além das combinadas inicialmente é provável que o aumento salarial também não chegue a você.

3º- O cargo desejado não existe

Outro equívoco é pedir um salário referente a uma função que não existe dentro da empresa, por isso é necessário conhecer todos os setores da empresa antes de pedir aquele aumento.

4º- Você não tem boas atitudes

Suas atitudes devem ser condizentes com o ambiente de trabalho. Não espere receber um aumento no salário se você não se comporta bem profissionalmente.

Para conseguir um bom aumento de salário é importante que o profissional tente seguir, pelo menos, algumas dessas dicas. Mesmo que a sua empresa não tenha um plano de carreira, o reconhecimento pode vir como um bônus ou como um benefício anual e, se você tiver muita necessidade e urgência do aumento, procure um novo emprego que lhe ofereça o salário e os benefícios almejados. O mais importante é se sentir satisfeito e realizado em sua carreira.

Fonte: Guia da Carreira.

Link: http://www.guiadacarreira.com.br/carreira/como-conseguir-aumento-salarial/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas