Referências da ABNT: Menthor formata artigos com normas automaticamente

O Menthor é uma plataforma online brasileira, feita para ajudar estudantes na hora de formatar trabalhos acadêmicos com as normas da ABNT. Lançada em setembro deste ano, a primeira versão oferece um criador de referências para trabalhos que permite baixar um arquivo do Word após o preenchimento dos dados. Com uma interface simples, a ideia do projeto é que o aluno se concentre no conteúdo de seu texto, enquanto o sistema faz o resto e, o melhor, tudo de graça.

Usuário deve preencher campos para criar referências (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

 

Quer saber das melhores vagas de estágio e trainee? Clique aqui

Usuário deve preencher campos para criar referências (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O programa online tem a aparência de uma folha de documento Word e o usuário deve preencher os campos em branco com dados dos livros, sites e artigos usados como referência para seu trabalho. A vantagem de usar o Menthor está na organização automática em ordem alfabética e, principalmente, na formatação dos dados conforme as regras da ABNT.

Como usar

Para começar a usar, basta escolher um dos tipos de fonte no topo da página e preencher os dados pedidos. Nomes serão automaticamente organizados com o sobrenome na frente e em caixa alta, e dados como edição, ano e subtítulo serão devidamente ordenados para que fiquem com a aparência correta, sempre levando em conta o tipo de publicação selecionada.

Todas as entradas podem ser editadas quando o usuário quiser, e o resultado fica salvo na conta para acesso posterior. Quando as referências forem finalizadas, basta fazer o download do arquivo no formato .DOC e imprimir junto com o trabalho – lembre-se, porém, de desabilitar o bloqueador de pop-up do navegador para poder baixar o documento.

Autores são organizados automaticamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Autores são organizados automaticamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Os desenvolvedores por trás do projeto planejam, em breve, o lançamento de uma segunda ferramenta, possivelmente paga, que ofereça recursos completos de formatação de trabalhos segundos as normas da ABNT. O recurso de referências, garantem, será sempre gratuito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas