WallJobs entrevista: Marcelo Nóbrega, diretor de RH do Mc Donald’s na América Latina Conversamos com o diretor de RH de uma das maiores empresas do mundo para saber o que ele procura na hora de contratar um candidato. Confira entrevista exclusiva!

Marcelo de Freitas Nóbrega é o diretor de Recursos Humanos da Arco Dourados, empresa que administra a marca Mc Donalds em toda a América Latina. Em um bate papo informal com o WallJobs, Marcelo contou um pouco sobre o que uma das maiores multinacionais do mundo busca na hora de contratar. Confira abaixo. 🙂

 

 

WJ: Quais são os principais atrativos para um jovem iniciar uma carreira na Arcos Dourados?

MN: Excelência em serviço, em operações, reconhecimento e qualidade. A empresa já está há 40 anos no Brasil e é referência quando falamos em qualidade de produto, serviço e atendimento. Temos a melhor batata do mundo, porque investimos muito em treinamento e desenvolvimento.

 

 

WJ: Tem Job Rotation?

MN: No início, o jovem vai passar um tempo no restaurante, onde vai colocar a mão na massa, aprendendo a usar a chapa, tirar a casquinha, servir o cliente e até limpar o salão, assim ensinamos toda nossa excelência operacional para ele. Quando o jovem voltar para o escritório vai rodar em  diversas áreas, indo do RH até a área de finanças, por exemplo, aprendendo um pouco de cada área.

Cada estagiário também tem um projeto e um mentor para acompanhá-lo durante o projeto. O estagiário também terá acesso a diversos cursos comportamentais. A Arcos Dourados investe muito na parte comportamental do jovem, pois é isso que define o sucesso de uma carreira em empresas. É muito importante a forma como você se comporta em frente a novas situações e inovações do mercado, onde cada vez mais tudo acontece de forma acelerada.

 

WJ: E existe alguma possibilidade de carreira internacional?

MN: Tem, porém é muito pouca, pois a empresa é latino americana. Então, em cargos mais altos, temos algumas movimentações. O presidente do McDonalds do México, por exemplo, é brasileiro.

 

WJ: Qual a diferença entre a Arcos Dourados e o Mcdonald’s dos EUA? Afinal, o que é a Arcos Dourados?

MN: A Arcos Dourados, é uma empresa de origem Argentina, que é a Master Franquia de toda a operação do Mcdonald’s. Ela franqueia o restaurante em todos os países latino Americanos. A Arcos Dourados é independente em quase todas as questões do McDonald’s americano. Mas ela deve sempre seguir as diretrizes de marketing da empresa americana e um menu padrão: 5 sanduíches core e a batata, que em todos os países do mundo é igual. Isso passa pelo questão de padrão e segurança. Porém, temos grandes mudanças na operação brasileira e no menu. O sanduíche cheddar McMelt, por exemplo, foi criado no Brasil. Outra questão importante é a gestão da empresa que, por ser latino americana, acaba sendo muito mais humana que a operação americana. O modelo de gestão no Brasil e praticamente tudo que envolve a parte gerencial é independente.

 

WJ: O que a empresa espera dos candidatos?

MN: Queremos candidatos que questionem o status quo. Que sejam inovadores, criativos, que tenham visão de empreendedor e que, principalmente, metam a mão na massa. A parte fundamental é o comportamental. Não esperamos algum estagiário com grande conhecimento técnico, aqui conseguimos ensinar. Outro fator importante é ter vontade de aprender e querer que o seu chefe também aprenda com você.

 

WJ: Bom, agora que sabemos o que a empresa procura, conta pra gente o que a empresa não quer nos candidatos.

MN: O que eu não quero é arrogância e falta de vontade. Não é porque você fez faculdade A ou B que você é melhor que os outros.

WJ: Você tem algum case de um ex estagiário que esteja em um cargo executivo?

MN: Sim, temos um monte de pessoas aqui que começaram como estagiários e chegaram e grandes cargos. Sem contar que 40% dos nossos diretores e gerentes foram atendentes em lojas do McDonalds. Para crescer aqui é só trabalhar duro que você crescerá conosco. Pra trabalhar conosco tem que ser bom. E hoje somos um dos maiores empregadores de jovens no Brasil.

WJ: O que você gostaria de falar para o público jovem?

MN: Nós fazemos os melhores sanduíches do mundo. Por que você não gostaria de trabalhar no melhor e no mais legal restaurante do mundo?

Marcelo Nóbrega tem mais de vinte anos de experiência como executivo de Recursos Humanos em empresas multinacionais nos segmentos de Petróleo e Gás, Logística de Mercadorias e Serviços de Transporte. Marcelo também já esteve envolvido em diversas áreas dentro de Recursos Humanos como, gerenciamento de mudanças, desenvolvimento organizacional e de liderança, gerenciamento de desempenho, recrutamento, salários, benefícios e relações trabalhistas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas