WallJobs entrevista: Cleide Oliveira, diretora de RH do Walmart Brasil

Cleide Oliveira é diretora de Recursos Humanos do Walmart Brasil. Em um bate papo informal com o WallJobs, Cleide contou um pouco sobre o que uma das maiores multinacionais do mundo busca na hora de contratar. Confira abaixo!

 

WallJobs: Como o jovem consegue iniciar sua carreira no Walmart?

Cleide Oliveira: Nas nossas lojas em posições operacionais, temos uma vaga de operador de loja. Esse é o início de carreira, onde você trabalha como caixa, com estoque e atendimento. A partir disso, o jovem consegue crescer para áreas mais gerenciais dentro da loja. Também existem posições de especialistas na área de perecíveis, como padeiro, açougueiro, e também dentro da nossa área de frios, onde inclusive, treinamos os nossos funcionários para que eles possam trabalhar com esse tipo de produto perecível.

 

WJ: Como é o programa de estágio?

CO: Nós temos parcerias com universidades mas também trabalhamos com muitas indicações. Hoje mais de 40% das posições são preenchidas por indicações

 

WJ: Existe alguma possibilidade de carreira internacional no Walmart?

CO: Existe sim e damos acesso à essa informação para todos os funcionários.

Hoje temos um portal com todas as vagas globais divulgadas para que qualquer colaborador possa acessar e se inscrever. Temos alguns casos também de RHs de outros países que solicitam a divulgação de alguma vaga específica para nossos colaboradores do Brasil.

Temos diversos casos de sucesso de colaboradores expatriados, principalmente no México e nos EUA. Temos hoje, inclusive, um quadro dentro da nossa empresa com esses casos. A verdade é que a carreira internacional depende muito mais da ação proativa do nosso colaborador do que da organização em si.

 

WJ: Qual a diferença entre a cultura do Walmart dos EUA e a do Walmart do Brasil?

CO: No mundo todo, os princípios e valores são os mesmos e inegociáveis. O que ocorre de diferente no Brasil é que alguns temas são mais tropicalizados e temos que lidar com um pouco mais de burocracia nos assuntos jurídicos. Ainda nos consideramos como uma startup no Brasil. Somos também mais recentes do que os nossos concorrentes aqui. Por isso, temos que nos adaptar e manter sempre um pensamento lean, com foco nos nossos valores e na nossa cultura.

 

WJ: O que você espera dos candidatos?

CO: Queremos candidatos que contestem o status quo e que acreditem que o Walmart é a empresa deles. Mas também é importante manter em mente o pensamento de startup, onde é possível trabalhar de uma forma mais dinâmica e flexível.

Também é importante ter paixão, já que no varejo tudo acontece de maneira mais rápida. Nós queremos que o jovem seja protagonista e para isso, o Walmart sempre dará o direcionamento. Queremos que o candidato não fique esperando a empresa o desenvolver, mas que busque os meios. É importante que estejam abertos a aprender, reaprender e em alguns momentos e até desaprender algumas coisas.

 

WJ: O que você não quer do candidato?

CO: Pessoas que fazem a crítica pela crítica. É importante criticar, mas também defender de maneira adequada o seu ponto de vista. Não queremos pessoas que não trabalham de forma colaborativa, pois aqui é extremamente importante o trabalho em equipe.

E o mais importante é nunca ter o pensamento: “isso não é da minha área, eu não tenho nada a ver.” Aqui todos se ajudam e temos uma cultura extremamente parecida com uma startup, onde queremos que as pessoas trabalhem com um propósito.

 


Cleide Oliveira tem mais de 15 anos de experiência em Negócios de Varejo, Recursos Humanos e no gerenciamento de diversas funções-chave da área de RH RH, incluindo a criação e aplicação de políticas e procedimentos, programas de treinamento e desenvolvimento, recrutamento, comunicação interna, avaliações anuais de desempenho, Gestão de Diversidade, Inquéritos de Contratação de Empregados e Programas de Trainee. Atualmente, Cleide desenvolve e gerencia a Aquisição de Talentos, Cultura / Diversidade / Inclusão, Comunicação Interna e trabalha também junto ao  Desenvolvimento de Lideranças que apoiam a execução de estratégias de negócios e aprimoram o desempenho do negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas