Entrevista: Como agir em caso de atraso?

Você passou por todas as etapas online, testes, selfie, dinâmicas de grupo, finalmente, seu currículo foi selecionado e você foi chamado para a entrevista. Para muitos, esta etapa já causa muita ansiedade e nervosismo, imagine então que, apesar de todos os seus esforços, você se atrase para a entrevista. Como você deve agir nesta situação? Nós do WallJobs esperamos e recomendamos que não se atrase, porém sabemos que ocorrem imprevistos e que nesta situação delicada nem sempre sabemos como agir, o melhor é avisar? Pedir para remarcar? Desistir da vaga assim que souber que vai se atrasar?

Para responder a esta questão com a qual nenhum candidato gostaria de se deparar, o WallJobs entrevista Cynthia Betti, diretora de Recursos Humanos do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre.

WallJobs: Qual a melhor conduta em caso de atraso para entrevista?

Cynthia Betti: O mais indicado é não se atrasar. E, para isto, sair com muita antecedência, mesmo que chegue muito cedo. Hoje em dia, trânsito e chuva não podem ser justificativas. Greve, manifestação ou algo que afete a todos é mais fácil de aceitar. Se houver algo muito específico mesmo, o candidato deve explicar para a pessoa de RH de forma articular.

WJ: E em casos em que há um acidente de carro, ou alagamento próximo à área da entrevista, o RH e o entrevistador costumam ter flexibilidade?

Cynthia: Sim! Tem que ter flexibilidade nestes casos. Não só a empresa seleciona durante o processo, o candidato também. Isto significa que se a empresa for inflexível demais, é bom ele analisar se é onde gostaria de trabalhar.

WJ: O indicado é ligar assim que o candidato souber que vai se atrasar?

Cynthia: Se puder avisar, excelente!

WJ: O candidato “perde pontos” por atraso? Ou caso seja bem justificado não é levado em consideração?

Cynthia: Se for bem justificado, não pode perder pontos.

WJ: E em caso de entrevista por Skype em que há falha de conexão?

Cynthia: Empatia tem que ser usada sempre.

Embora haja certa flexibilidade, como apontado pela Cynthia, esperamos que não se atrase e para isto temos algumas dicas (testadas e aprovadas pela estagiária)

1. Confirme a data, o horário e o local da entrevista por escrito.

2. Utilize agendas, lembretes, alarmes, calendários para garantir que não vai esquecer do seu compromisso! – se estiver participando de muitos processos, anote também detalhes sobre a vaga e o processo.

3. Confira o local, rotas, previsão de tempo e de trânsito e verifique o melhor meio de transporte até lá.

4. Saia com muita antecedência, mesmo que isso signifique tomar um chá de cadeira esperando a entrevista.

5. No dia da entrevista, coma comidas leves e que esteja acostumado.

6. Escolha suas roupas com antecedência, principalmente se não estiver acostumado ao dress code da empresa.

7. Em caso de entrevista online (via Skype), verifique sua conexão, seu ambiente, avise seus familiares ou quem mora com você, para que não haja interrupções e procure ter uma segunda opção, caso vá usar o notebook ou desktop conectado ao wi-fi, também esteja com o celular a postos, caso haja algum problema de conexão ou no seu aparelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas