Dicas para ter um currículo completo

É senso comum que não deve haver pré-requisitos para a seleção de um estagiário, mas toda vaga que você encontra solicita alguns, o que fazer? Como rechear seu currículo, sem encher linguiça?

Primeiro, é importante que você saiba que você pode sim, além de colocar seu curso, incluir algumas habilidades adquiridas no próprio curso, participação em atividades acadêmicas, palestras, familiaridade com programas e softwares utilizados nas matérias. Parece óbvio ou redundante para um profissional da área, porém nem sempre o profissional de RH irá deduzir que certa habilidade está compreendida pelo seu curso.

Então, primeiro passo: deixe claras as habilidades adquiridas no seu curso, não apenas uma descrição genérica. Você faz publicidade? Deixe claro seu nível de conhecimento em photoshop, SEO, Adwords, etc. Faz Engenharia? Deixe claro seu nível de Excel, programação e afins. Desta forma, você demonstra que está adquirindo conhecimentos específicos dentro do curso.

Ok, mas estou no começo do curso e ainda não tive tantas matérias assim! Sem dúvida que um contratante buscando um estagiário em períodos iniciais da faculdade, não espera muitos conhecimentos prévios específicos. Porém, é possível se aprimorar aproveitando ao máximo trabalhos, atividades de aula, projetos acadêmicos oferecidos pela faculdade. Desta forma é possível adquirir habilidades práticas e de tabela melhorar seu relacionamento com a instituição acadêmica.

Também é possível aproveitar plataformas oferecidas pela sua faculdade que talvez você nem saiba! A maioria das universidades oferece alguns cursos online abertos a alunos de todos os cursos e algumas até tem parceria com grandes plataformas de ensino online, daquelas com certificado e tudo! Dê uma xeretada no seu portal do aluno!

Além de todas essas possibilidades acadêmicas, participar de qualquer organização estudantil na sua universidade pode contar pontos! Sim, até a atlética, bateria e comissão de formatura, pode parecer que não, mas o envolvimento com estes grupos demonstra interesse na universidade, sociabilidade e proatividade (ou seja, desempregado sim, em casa olhando pro teto, não!)

E não se esqueça do tempo que passa no seu celular descendo e atualizando o feed do facebook! Existem muitos aplicativos com aulinhas ou vídeos rápidos com os quais se pode aprender diversas habilidades e que podem ser incluídas no seu currículo.

Em resumo, tem vários jeitos de se aprimorar na sua profissão antes de mesmo de terminar seu curso e algumas podem ser mais divertidas do que você imaginava! – não, o bar da faculdade não conta como atividade extracurricular!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas