Achei minha vaga dos sonhos! E agora?

Achou sua vaga dos sonhos e não quer perder de jeito nenhum, né? Então vem com a gente e te daremos o caminho das pedras!

Quase todo processo seletivo tem algumas etapas pré-definidas: Cadastro de currículo (se seu currículo ainda não está completo, dê uma olhadinha nas nossas dicas aqui), testes online, vídeo de apresentação, vídeo entrevista, dinâmicas online ou presenciais, cases e, finalmente, entrevistas com os gestores. Parece muita coisa pra se preocupar, né? Dá uma respiradinha ai e fica tranquilo que vamos explicar um por um!

Você já se cadastrou na vaga e recebeu aquele e-mail lindo dizendo que tem o perfil e pedindo pra fazer as provas online! Uhul! Primeiro, preste atenção nos prazos, um processo seletivo não é complicado apenas para o candidato, mas também pro RH e para o gestor que pode estar desesperado atrás de alguém para preencher aquela vaga! Então os prazos são pré-definidos e as provas não esperam por ninguém!

As provas online costumam consistir de testes de múltipla escolha de lógica, português, inglês (se for requerido para a vaga) e alguns de cultura geral e atualidades, além do teste de compatibilidade com a empresa – e para este, não tem truque, não recomendamos que omita alguma característica sua que possa afetar seu trabalho ou adequação à empresa, muito menos que minta para se encaixar na vaga! Pode parecer simples, mas se adaptar a uma empresa que não combina com você não é fácil e pode realmente prejudicar seu desenvolvimento profissional!

Mas e os outros testes? Como eu me preparo? É fundamental que você prepare um ambiente favorável para a sua concentração, com todo material que você possa precisar – não se iluda, nos testes de lógica é muito necessário ter em mãos material para escrever, fazer contas, rabiscar e até desenhar algum esqueminha! Além disso, um ambiente silencioso, confortável e com bom acesso à internet! Além disso, os testes de idiomas, normalmente, tem questões com áudio, então tenha por perto um fone de ouvido e encontre um local realmente silencioso. A maioria dos testes só pode ser feito uma vez, então só os faça quando tiver certeza que terá paz!

Uma dica infalível e testada pela estagiária que vos escreve: avise no grupo de todo mundo que mora com você (família, roomies, colegas, cônjuge, cão, papagaio…) com antecedência que precisará de tranquilidade em tal data e tal horário e que estará em determinado ambiente da casa, desta forma, ninguém terá a desculpa de não saber do que se tratava!

Passou nos testes online? – tudo bem, não precisava agradecer – Chegou a hora da vídeo entrevista ou apresentação em vídeo! Recomendamos que não use tablets ou celulares para isso, a não ser que tenha algum suporte fixo, porque é realmente difícil manter o vídeo estável e se concentrar no que quer falar em um momento de pressão. Se não tiver opção, é claro que existe flexibilidade, nem todos tem uma webcam, ou às vezes simplesmente não está funcionando.

Okay, meu computador está prontinho, já sei que tenho que avisar todo mundo e conseguir um lugar calmo, mas como me preparo para esta situação? Pesquise a empresa, pesquise os atributos da vaga para qual se candidatou, pesquise, pesquise, pesquise, mas o mais importante: saiba o que quer falar sobre você mesmo! Prepare um roteiro sobre suas aspirações, suas conquistas, sua trajetória, coloque em tópicos, cole post-its no computador, qualquer coisa que possa te ajudar na hora H. Acredite, tem gente que fica tão nervosa que esquece a própria idade!

A entrevista foi tranquila! Não esqueci nada e passei para a dinâmica! – pode comemorar mesmo! Mas olha, nada de se achar melhor que os outros por isso. O segredo de uma boa dinâmica não é ser necessariamente o melhor, o mais criativo, mas saber trabalhar em equipe! Se a empresa buscasse alguém que já sabe fazer tudo sozinho, não seria uma vaga de estágio, né?

Agora que você já se deu bem com seus colegas, passou pela dinâmica, resolveu o case, pode ficar mais calmo, suas habilidades se encaixam com a vaga, você está a apenas um passo do job dos sonhos! A entrevista irá avaliar principalmente sua personalidade, se você realmente entendeu a vaga para qual se aplicou, sua postura, comportamento e seu match com o gestor. Depois de todas estas etapas, você já deve saber tudo o que precisaria sobre a empresa e deve ser capaz de dizer o porquê gostaria de trabalhar nela.

Então para se preparar para a entrevista, pesquise o dress-code, o mindset da empresa, um pouquinho mais sobre a área específica da vaga e vá tranquilo! Lembre-se que aquela pessoa do outro lado da mesa será a responsável pelo seu desenvolvimento pessoal e não é mais só você que está sendo analisado ali, analise também se aquela pessoa te inspira, tem uma personalidade que te agrada, tem coisas em comum com você. Afinal de contas, não é apenas o candidato que está sendo selecionado no processo, o candidato também escolhe a empresa em que quer trabalhar!

Esperamos que, se você chegou até aqui, esta seja mesmo a vaga dos sonhos, mas se não for, tudo bem, temos todo tipo de vaga para todo tipo de estagiário: confira aqui nossas vagas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas