Quando começamos o curso superior, logo nos imaginamos no emprego dos sonhos, em uma empresa que reconheça e valorize nosso trabalho e contribua para o nosso desenvolvimento profissional.

O primeiro estágio pode ser a oportunidade perfeita para o universitário que está buscando inserção no mercado. O trabalho pode proporcionar bons contatos e muito aprendizado com a prática da profissão escolhida.

Mas muita gente erra ao começar o primeiro estágio, tanto na hora de decidir onde trabalhar, quanto durante o período que está na empresa, e acaba transformando esse momento tão importante em apenas dias e mais dias de muitas tarefas.

Para você conseguir tirar proveito máximo dessa oportunidade, listamos 4 dicas para quem vai começar o primeiro estágio e quer aproveitá-lo ao máximo para começar a vida profissional da melhor maneira.

1.      Conquiste uma vaga de estágio interessante e adequada

 Para começar a nossa conversa, vamos falar sobre vagas que realmente fazem a diferença na sua carreira.

Sabemos o quanto os universitários ficam ansiosos por uma colocação no mercado, afinal, o dinheirinho do estágio ajuda com os livros, festinhas e outros gastos ao longo do mês. Porém, é preciso analisar as oportunidades de forma mais criteriosa.

No fim das contas, quem bate o martelo sobre sua entrada ou não no estágio, é a empresa, mas você pode fazer uma pré-seleção e evitar as vagas que não combinam com seu perfil e estratégia profissional.

●     Liste as empresas que você gosta e quais têm vaga de estágio

Com toda a certeza, você já se imaginou trabalhando em determinadas empresas. Então, comece por aí.

Faça uma lista com as empresas nas quais gostaria de atuar e veja quais delas oferecem vagas de estágio na sua área.

●     Busque informações importantes sobre a vaga em questão

Antes de enviar seu currículo e começar o processo seletivo, veja quais são os pré-requisitos e quais habilidades serão desenvolvidas ao longo do estágio. O ideal é que haja pelo menos alguma atividade relacionada à área em que você deseja se especializar.

Confira ainda se a empresa é validada pela sua faculdade, para que as horas de estágio sejam computadas e válidas no currículo escolar.

●     Verifique a logística para chegar até a empresa

Outro ponto importante a ser verificado por quem vai começar o primeiro estágio é a logística para se deslocar até a empresa.

É próximo de casa ou da universidade? Será possível conciliar o horário das aulas e do estágio? Como a sua rotina será afetada? Você vai conseguir se alimentar corretamente, desenvolver bem o trabalho e ainda entregar as tarefas em dia?

Alinhe tudo no cronograma para não ter problemas depois.

●     Prepare-se para a entrevista

Para se destacar na entrevista e garantir o primeiro estágio, é bom se preparar. Pesquise sobre a empresa com antecedência, seja honesto em suas respostas e tente relaxar.

Evite ir com roupas chamativas, perfume muito forte, maquiagem pesada e excesso de acessórios.

E, o mais importante: seja você mesmo e mostre o quanto deseja essa vaga e pode contribuir para os resultados da empresa.

2.      Lembre-se que será avaliado desde o primeiro dia

Foi muito bem na entrevista e conseguiu a vaga? Agora é hora de começar o primeiro estágio e finalmente “colocar a mão na massa”.

Mas lembre-se: a avaliação sobre seu desenvolvimento começa desde o primeiro dia, então prepare-se para executar bem as suas tarefas assim que colocar os pés na empresa como o novo estagiário.

●     Entenda a cultura da organização

Em muitas empresas é comum que, no primeiro dia, o setor de Recursos Humanos fale sobre a política organizacional e as práticas que devem ser adotadas no dia a dia.

Entenda bem a cultura da organização e atenha-se a ela ao longo de todo o período do estágio.

●     Vista-se de maneira adequada

Se a empresa exige roupa social, nada de ir de tênis e jeans. Verifique qual a etiqueta de vestimenta da organização e evite ao máximo fugir desse padrão.

O jeito como você se veste também ajuda a compor a imagem que os seus gestores terão da sua atuação enquanto profissional.

●     Não se atrase

Essa é uma dica importante durante toda a sua jornada enquanto estagiário, mas, principalmente no primeiro dia.

Saia de casa com antecedência e não se atrase sob hipótese alguma. Começar sua vida na empresa chegando atrasado começa a manchar a sua reputação e ficar com fama de atrasado não contribui em nada para sua ascensão profissional.

3.     Tente se destacar e transforme seu estágio em uma grande oportunidade

Não é sempre que conseguimos efetivação na empresa em que estamos estagiando, e é comum fazermos vários estágios durante a vida universitária.

Mas já pensou em conseguir uma oportunidade de emprego no primeiro estágio e transformar o aprendizado no início de uma grande carreira?

Mesmo que não seja contratado, a própria empresa pode te indicar para outros estágios e contribuir de forma significativa para sua carreira.

Algumas atitudes podem te ajudar a conquistar esse objetivo.

●     Seja flexível, mas firme

Compreender que a empresa pode precisar de você em algum momento fora do combinado ou para uma tarefa não prevista, é essencial.

Com isso, não estamos dizendo para você se tornar um escravo do trabalho e fazer tudo o que for pedido sem questionar, como tarefas fora da sua função. Porém, é preciso entender que existem exceções e que, às vezes, é preciso ficar um pouco até mais tarde.

Mas seja criterioso, para não virar um “faz-tudo” na organização. Mostre que é pró-ativo, mas que também sabe dizer não. Claro, sempre da forma mais amistosa possível.

●     Encare o estágio como um trabalho real

Embora seja uma situação de aprendizado, em que é possível (e normal) errar, é fundamental encarar o estágio como um trabalho “de verdade”.

Assuma a responsabilidade por suas tarefas e entenda que suas atividades interferem no resultado do todo.

Encare tudo com seriedade e assim você será visto como bem mais do que o estagiário, mas como membro do time.

●     Aproveite a oportunidade de conhecimento

Justamente por proporcionar aprendizados reais sobre a profissão, o estágio deve ser bem aproveitado para esclarecer dúvidas.

Não tenha medo de perguntar e tente aprender o máximo possível sobre as diferentes áreas da empresa.,

●     Encontre um mentor (ou vários)

Converse com seus gestores e diretores quando tiver alguma dúvida ou não souber como agir em determinada situação.

Isso demonstra que você não tem medo de encarar os superiores e está disposto a aprender para realizar o seu melhor.

Sem contar que, mais para frente em sua carreira, você vai agradecer de ter feito bons contatos na sua área de atuação.

●     Saiba escutar conselhos

Escute o que os colegas de trabalho têm a dizer e, inclusive, peça opiniões sobre seu trabalho. Muitas dessas pessoas já estão trabalhando há bastante tempo e, certamente, terão algum conselho valioso para aprimorar sua atuação.

4.     Organize suas finanças

Por fim, e não menos importante, quem vai começar o primeiro estágio deve se planejar financeiramente e organizar a forma como gasta seu dinheiro.

O pagamento do estagiário costuma ser um valor menor e existem também estágios não remunerados. Assim, as contas devem ser ajustadas à sua realidade.

●     Crie uma planilha de gastos

Não dá para gastar aleatoriamente e sem controle. Coloque seus gastos em uma planilha, separando as despesas fixas das variáveis, bem como a entrada e saída de dinheiro.

Gaste somente dentro do seu limite de recursos.

●     Reveja suas prioridades financeiras

Dentro da sua planilha, classifique os gastos como prioridades e supérfluos. Reflita sobre o que você pode deixar de comprar e como aproveitar melhor os seus recursos.

A faculdade é uma fase apertada, quando falamos de grana, e qualquer economia, por menor que seja, faz a diferença.

●     Contrate um plano de celular mais barato

Viver sem um celular nos dias de hoje é praticamente impossível, mas isso não significa gastar uma fortuna com um pacote de telefonia.

Reveja a utilização do seu dispositivo e contrate uma oferta mais barata, alinhada às suas necessidades e capacidade de pagamento.

Algumas operadoras oferecem acesso gratuito a alguns aplicativos. A Oi, por exemplo, tem planos com ligações ilimitadas e acesso à internet, WhatsApp ilimitado para planos pré-pago e outras ofertas.

A dica é comparar os planos das operadoras disponíveis na sua região e conferir qual se encaixa melhor no seu perfil de utilização. Assim, você terá o melhor custo-benefício e economiza seu salário no fim do mês.

●     Faça as contas antes de qualquer compra

Antes de gastar o suado dinheirinho, faça as contas e veja se o valor cabe no seu orçamento.

Evite gastar por impulso e eduque-se financeiramente. Dessa forma, você evita gastar com uma oferta irresistível (mas que você não precisava) e acabar ficando sem dinheiro para cumprir seu planejamento até o fim do mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here