Você deve estar pensando, qual é a real importância de uma carta de apresentação, afinal, não são todas as empresas que solicitam como item obrigatório. Sendo assim, com certeza você já perdeu as contas de quantas vezes começou a escrever e não terminou, ou de fato, nunca tentou escrever.

Porém, uma carta de apresentação pode sim despertar atenção do selecionador da empresa e assim suas chances de ser visto crescem consideravelmente. Neste artigo vamos listar dicas de como criar uma boa carta de apresentação e fazer você mudar de ideia e começar a escrever.

Mãos à obra: o que deve conter na carta de apresentação

A carta de apresentação é a oportunidade de fazer seu marketing pessoal, este espaço deve ser aproveitado para dizer quem você é, e como suas qualidades e experiências podem ser valiosos para a empresa.

Agora, vamos para as dicas:

  • Inicie a carta de apresentação, se possível, de maneira mais pessoal e personalizada com o nome e o cargo da pessoa. Caso não tenha esses dados, o que é perfeitamente normal, pode começar com por exemplo, “Caro recrutador”.
  • No corpo do e-mail mesmo não apenas indique a carta anexada mas escreva uma breve apresentação que chamará muito mais a atenção do recrutador para abrir seu arquivo. Se por acaso for enviar a carta via correio, não esqueça de assina-la.
  • A carta deve ser pensada de acordo com os requisitos da vaga que você almeja, mostre que com a sua experiência você atende as exigências, por exemplo:

“Caro recrutador, gostaria de me candidatar à vaga X. Possuo X anos de experiência na função X e inglês intermediário. “

Se for para uma oportunidade de estágio que não requer experiência:

“Prezado Fulano, gostaria de me candidatar à vaga de estágio da sua empresa. Sou estudante do curso X período X e estagiei nas áreas A e B. Falo inglês fluente e cursos extracurriculares em X e Y”

  • A construção da carta deve ter coerência, utilizando linguagem formal, não precisa escrever Vossa Senhoria, somente evite usar abreviações e gírias nem pensar.
  • Se for indicado por alguém não esqueça de mencioná-lo em sua carta:

Conforme indicação do Sr ou Sra X

Seja conciso e coerente na sua escrita, uma carta muito longa e cheia de informações irrelevantes e frases feitas não despertará o interesse do recrutador como deveria.

Não fique preso aos padrões que você encontra por aí, estas dicas e exemplos servem como modelo mental, mas garanta que sua carta de apresentação tenha um toque de criatividade e personalidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here