Fortnite, um dos games mais jogados do mundo, foi produzido pela Epic Games em 2017 e atinge milhares de pessoas, inclusive famosos, músicos e jogadores de futebol. É possível jogar sozinho, em duplas ou equipes e o principal objetivo do jogo é sobreviver a uma batalha em diversos cenários que vão desde uma floresta, deserto até uma noite cheia de zumbis.

 Mas como esse jogo pode nos ajudar na busca por emprego

O jogo Fortnite pode principalmente inspirar jovens que estão em busca de vagas para programas de trainee, que estão iniciando a carreira profissional, vamos te explicar como.

O segredo está na atitude e estratégia 

Para passar pelo processo, muitas vezes longo, de trainee a atitude no decorrer do programa e a estratégia utilizada podem ser decisivas para chegar até o final. 

Como no jogo existem vários jogadores e mapas muito extensos, sem estratégia o player não chegará a lugar nenhum. Uma postura vencedora, o trabalho em equipe, a proximidade com a tecnologia e saber se comunicar são algumas das principais características que as empresas buscam em um candidato. 

E mesmo que não consiga uma vaga no final do processo, os programas ensinam e te mostram o que o mercado está exigindo no momento e quais os caminhos para chegar a uma posição de liderança. 

Buscar sempre melhorar nossa versão atual

No jogo, os participantes precisam constantemente buscar uma versão melhor de si mesmos. Parece mais simples quando falamos de um jogo, mas na vida real o valor está em sempre buscar ser melhor do que antes, pois em um programa trainee, muitas vezes aparecerão desafios muito distintos dos quais você estava preparado para enfrentar.

Diferencial competitivo 

Para melhorar seu desempenho no jogo, os participantes precisam comprar equipamentos e objetos específicos para a batalha. 

Na vida profissional é exatamente igual. Investir em cursos online ou presenciais, livros, palestras e workshops trazem um diferencial competitivo, e estamos falando de processos super disputados, então invista em você!

Refletir sobre oportunidades e desafios 

Mapear possibilidades e situação, uma lição que este jogo nos ensina bem, pois os jogadores precisam passar por vários mundos espalhados em um gigantesco mapa e é esse o exercício que devemos transferir para vida real, mapear oportunidades.

O jogo estimula a realizar esse mapeamento. Para realizá-lo escreva e se pergunte: Quais atividades e setores me sinto mais confortável e quais são as exigências para realizar essas tarefas? 

E para finalizar, outra lição que o jogo nos ensina é, comemorar as vitórias. Qualquer conquista, por menor que seja deve ser comemorada, metas, melhoria nos resultados, trabalhos bem feitos tudo é motivo para celebrar.

Em Fortnite, quando finalizamos uma etapa com êxito, comemoramos com gestos, danças e movimentos específicos, e essa atitude acabou refletindo na vida real de famosos e atletas comemorando gols com um gesto do jogo, como o jogador Gustavo, mais conhecido como Gustagol, do Corinthians que comemora imitando a dancinha da vitória do jogo chamada “Take the L”.

Você imaginava que um jogo poderia trazer tantas reflexões sobre carreira?

Continue acompanhando nosso blog, conteúdo novo toda semana!

Leia também: Aprendendo sobre processos de seleção e montagem de equipe com One Piece

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here