Entrevistas de emprego podem ser uma caixinha de surpresas, muitas vezes depois de passar por várias etapas, maioria online, chega a hora de estar cara a cara com o entrevistador e sempre pensamos, “O que será que vão perguntar”?.

Neste artigo selecionamos algumas das perguntas mais utilizadas pelos entrevistadores para te ajudar a estar mais preparado, e também, dicas para respondê-las da melhor maneira.

Antes de começar a primeira regra básica é: seja você mesmo, honestidade e sinceridade são sempre o melhor caminho.

Agora, vamos as perguntas!

Leia também: Habilidades avaliadas em uma dinâmica de grupo

Me conta um pouco sobre você

Esta talvez seja a mais clássica de todas as perguntas, é aquela que utilizada para começar a entrevista, quebrar o gelo e te conhecer um pouco melhor.  Essa é a hora de resumir sua vida, fale sua idade, formação, estado civil, sobre sua profissão e tempo de experiência, caso possua. Depois fale brevemente sobre seus hobbies, e lembre-se, é uma introdução então não estenda sua fala com informações sem importância.

Principais qualidades e defeitos (pontos fortes e fracos)

Para falar das suas qualidades pense nos problemas que habitualmente você resolvia e no que as pessoas costumam falar que você manda bem. Analise também o perfil que a empresa está buscando e que mostre que você é a pessoa perfeita para essa posição.

Quando o assunto for defeitos ou pontos fracos o mais importante e estratégico é dizer o problema e trazer a solução logo em seguida. Por exemplo, você se considera uma pessoa mais retraída, concentrada no seu trabalho mas pretende trabalhar esse lado participando de eventos e happy hours, sem que isso interfira na sua produtividade.

Seu jeito de trabalhar

Esta pergunta vem atrelada a outras como, se você gosta de trabalhar em equipe ou se você teve dificuldades para trabalhar com algum gestor. Cada profissional tem um estilo de trabalhar, por exemplo, uns conseguem trabalhar em meio ao caos, outros precisam de momentos silenciosos. O importante é saber reconhecer o seu estilo e analisar se encaixa com o perfil da oportunidade.

Leia também: 4 dicas essenciais para quem vai começar o primeiro estágio

Por que você que trabalhar aqui

Primeiro ponto, pesquise sobre a empresa, anote dados importantes como prêmios, expansão e mostre que você é bem informado. Cite alguma notícia recente e relacione a empresa com algo que você acredita, por exemplo, você é ligado a alguma ONG, ou faz trabalhos voluntários e sabe que a empresa tem projetos sólidos na área social, mostrando um fit com a empresa. E o que pode ser mais importante que seus valores serem compatíveis com os valores da empresa?

Uma situação difícil no trabalho e como você solucionou o problema

Uma das queridinhas dos recrutadores, capacidade de resolver problemas e lidar bem com pressão e desafios constantes estão intimamente ligadas a esta pergunta. Fale principalmente como você resolveu e as lições aprendidas. Esta é uma pergunta chave que pode ser decisiva se você for inteligente na resposta.

Podem aparecer perguntas relacionadas com suas paixões, curiosidades, algo que quando você conta surpreende a todos, e sobre temas como sustentabilidade, entre outras. Porém, se estiver preparado para as perguntas que listamos, qualquer outra que aparecer você tirará de letra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here