A universidade é um período extremamente importante no processo de construção de quem somos e o que queremos para o futuro. Não é fácil, no meio do caminho você vai encontrar muitas dificuldades, vai “surtar”, pensar em trancar, largar tudo e vender sua arte na praia.

A boa notícia é que – é possível sobreviver e aproveitar bastante esse período. Mas o que podemos fazer para absorver todo o aprendizado e oportunidades, cumprir com todas as obrigações de trabalho, estudo, TCC e ainda assim ter vida social e energia para ir no bar?

Pensando nisso, criamos este manual com algumas dicas que vão te ajudar a sobreviver à faculdade, gerenciar seu tempo, e assim, fazer cada segundo valer a pena.

1 – Seja organizado

 Quando começam as aulas é trabalho atrás de trabalho, matérias para estudar, projetos para tocar além de trabalhar ou estagiar, por esse motivo muitas vezes 24h é pouco. Mas como somos seres humanos e precisamos comer e dormir para a máquina seguir funcionando, aprender a se organizar é fundamental.

  1. Organize o seu dia na noite anterior, use a agenda do celular e deixe lá tudo o que você precisa fazer no dia seguinte.
  2. Se você for uma pessoa de planilha, use e abuse.
  3. Existem aplicativos para gestão de tempo que podem te ajudar nesse processo

2 – Aproveite e aprenda na aula

 Depois de um dia cansativo de trabalho partiu segundo tempo na faculdade, e tem dia que é difícil concentrar. Gravar a aula, tirar foto do slide ajuda bastante mas provavelmente você tentará decorar o conteúdo depois e não irá aprender de fato.

O que se aprende na sala de aula está aprendido, fica gravado.

Quanto mais esforço existir para acompanhar o professor, participar, perguntar e perguntar outra vez até fazer sentido melhor.

Mas um cafezinho sempre ajuda também!

 3 – Horas Complementares

 Quando começa o semestre, um dos temas mais temidos são as benditas horas complementares, sem elas você não recebe seu diploma. E a dica é das mais simples, não deixe para última hora!

Cada curso tem a sua quantidade de horas complementares que podem ser horas de estágio não obrigatório, livros, eventos e cursos online, o único detalhe é que todas as atividades obrigatoriamente devem estar relacionadas ao seu curso, se não nada feito.

Trace uma meta de entregar todo mês horas complementares, assim lá no final quando você estiver a beira da loucura com o TCC será menos um problema para se preocupar.

4 – Semana de prova: Não deixe para estudar aos 45 do segundo tempo

Quando ela chega o desespero é geral, é a hora que todo mundo vê que não anotou nada da matéria para estudar, que não sabe onde estão os slides e o professor não vai fazer aquela revisão salvadora de vidas. Isso só acontece por falta organização.

Vamos lá para algumas dicas:

  1. Foque nas matérias que você tem mais dificuldade. Veja o calendário e priorize.
  2. Tire todas as suas dúvidas com o professor nas aulas que antecedem o dia da prova e troca uma ideia com ele depois da aula se for o caso para não ficar nenhuma dúvida mesmo.
  3. Construa um bom relacionamento com seus professores.
  4. Estude com seus amigos, crie um grupo, se todos se ajudarem o negócio anda muito melhor.

5 – Não ignore o mural da faculdade

Para você que pensa que o mural da faculdade não serve para muita coisa, existe uma grande probabilidade de ter perdido algumas oportunidades por ignorá-lo.

Sei que respiramos tecnologia, e sim você vai receber e-mails da sua faculdade sobre tudo que acontece, mas além de vagas podem ter informações sobre cursos, competições, eventos, festas e muitas outras. O importante é sempre dar uma olhada e quando algo te interessar faça, mande, escreva ou ligue na hora.

 6 – Participe dos eventos da sua faculdade

Procure participar de todos os eventos possíveis que a sua faculdade oferecer, e eu não estou falando das cervejadas, JUCA ou Economiadas, que claro se você gosta deve participar também, mas sim de palestras e eventos relacionados ao seu curso e semanas ou feiras de recrutamento.

São oportunidades para conhecer histórias de profissionais e cases de mercado que com toda certeza vão te inspirar.

 7 – Estágio? Sim!

Umas das atividades mais importantes durante o período acadêmico é o estágio, e não é só pela bolsa auxílio mas também pela oportunidade de colocar em prática toda teoria que você está aprendendo no seu curso.

A partir do segundo ano já é possível começar a buscar por vagas de estágio, são pouquíssimas as oportunidades a partir do primeiro semestre.

Comece fazendo uma pesquisa das empresas que você gostaria muito de trabalhar, veja se existem vagas disponíveis de estágio. Você pode cadastrar seu currículo direto no trabalhe conosco da empresa ou em sites de vagas como o WallJobs.

Ah! Não esqueça de criar um perfil no LinkedIn desde já, por ser uma rede social para empregos e networking, comece a criar sua rede de contatos e fique de olho no que as empresas divulgam.

Curtiu? Acompanhe nosso blog, conteúdo novo toda semana.

Leia também: Dicas para aproveitar o tempo livre nas férias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here