Traveler Asian man traveling and walking in Bangkok, Thailand, backpacker male feeling happy spending relax time in holiday trip. Lifestyle men travel in Asia city concept.

Como é bom ter umas semanas com tempo livre para fazer o que der na telha, dar uma escapada da cidade, nem que seja por alguns dias, colocar as séries em dia e dormir, dormir muito, essa maravilha tem nome, são as férias da faculdade. Conhecida também como pausa, descanso, livramento, relax, ou o ato de mofar e não fazer nada.

Mas nem só de fazer nada se vive um ser humano nas férias da faculdade, além de ser um tempo de descanso e diversão, pode ser um período também para realizar um curso de férias, alguma especialização, principalmente para quem está estagiando ou trabalhando e não tem tempo para conciliar essas atividades com a universidade.

Mas como diz o ditado “o que é bom dura pouco” e chega o dia de voltar à rotina. E essa volta às aulas, pode ser bem difícil e estressante, por esse motivo separamos algumas dicas para voltar mais rápido e melhor ao ritmo intenso do dia a dia.

Antes de qualquer coisa: Seja positivo

Para começar o semestre com o pé direito, condicione sua mente a pensar de maneira positiva. Voltar já pensando em todos os trabalhos, provas, as horas a menos de sono e as olheiras que vão voltar acaba condicionando seu cérebro de maneira negativa.

Se pensar que esse período que se inicia é uma nova oportunidade de fazer melhor, de muito aprendizado e conquistas, o dia a dia ficará mais leve, e não será um sacrifício diário ir para aula.

Quando tentamos enxergar o lado bom de cada situação, fica mais fácil resolver os desafios do dia a dia, isso serve para todas as esferas da nossa vida, vale o exercício.

Organização

Todo recomeço requer um replanejamento, por esse motivo que a boa e velha agenda é sempre uma boa pedida. Pode ser no celular, altamente recomendado, ou à moda antiga mesmo, organize sua vida ali, registre seus compromissos, inclusive atividades pessoais que você não quer e não pode esquecer.

Claro que, imprevistos acontecem mas saber como será a sua semana, ajuda para conseguir organizar as atividades de trabalho e estudos sem prejudicar as entregas.

Procure ter boas noites de sono…sempre que possível

Se tem uma coisa que as férias fazem na nossa vida é bagunçar completamente nossos horários. Por esse motivo, priorize voltar a ter aos poucos boas noites de sono. Aí vão algumas dicas básicas:

  • Procure sempre fazer refeições leves
  • Evite assistir TV na cama
  • Sempre que possível exercite-se!
  • Tente dormir no mesmo horário, assim vai criando um ritmo de sono durante a semana

Não deixe para estudar na última hora

Já parou para pensar o tempo e estresse que você economizaria se não deixasse sempre para estudar uns dias antes da prova? Aproveite esse recomeço de semestre e tente começar estudando desde as primeiras semanas.

Preste muita atenção nas aulas, absorva o máximo de informação e anote o que for importante, mesmo sabendo que o professor enviará os slides por e-mail.

No intervalo entre o estágio e a faculdade separe uma horinha para estudar, colocar as anotações em dia e separar dúvidas para os professores.

São dicas bem básicas mas que, se colocadas em prática, podem te ajudar a retomar o ritmo de aulas e estágio muito melhor.

Leia também:

Como o Fortnite pode ajudar quem está começando a carreira?

Seja um estagiário tão bom quanto o Peter Parker

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here